VAMOS PARA PORTUGAL!


Bela e com personalidade, Lisboa é centro cultural

É comum os brasileiros que viajam à Europa preterirem Lisboa por cidades mais famosas. Grande engano. Poucos lugares no mundo têm tanta beleza e personalidade como a capital lusitana: construída no decorrer dos últimos três mil anos, às margens do estuário do rio Tejo, Lisboa não é apenas o celeiro das grandes navegações, mas um centro de cultura, história e muito entretenimento.
Dizem algumas versões da história que a cidade foi fundada pelos fenícios no século 12 a.C. e batizada Allis Ubbo, ou "Porto Encantador", em referência ao porto natural que o Tejo oferecia às embarcações. Sua localização, para a época, era altamente estratégica: todo o movimento náutico entre o norte da Europa, o Mar Mediterrâneo e o interior da Península Ibérica passava por suas proximidades, o que acabou por torná-la um importante entreposto comercial.
A cidade foi destruída por um terremoto em 1755 e reconstruída sob a liderança de Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal. Hoje, parte das paisagens lisboetas são testemunho fiel do rico passado local e detêm grande charme de antiguidade. Bairros como Alfama, Chiado, Baixa Pombalina e Bairro Alto são cercados por edifícios históricos, bondes antigos, praças centenárias e restaurantes tradicionais. Suas vielas, calçadões e mirantes são um convite para caminhadas longas e contemplativas, que podem passar tanto por monumentos dedicados a antigos reis como por estátuas de Fernando Pessoa.

E o cenário tem trilha sonora. O fado, música de timbre melancólico e grande poesia que surgiu no século 19, emana de suas tavernas todas as noites, enquanto o vinho verde é servido de mesa em mesa. A boa culinária, por sua vez, faz parte da vida diária e pode ser saboreada a qualquer hora, seja numa velha padaria, na fábrica de pastéis de Belém ou num luxuoso bistrô. E o apetite por cultura é saciado a cada incursão a museu ou igreja antiga.
Engana-se quem pensa que a capital portuguesa é feita apenas de tradições. Lisboa também se destaca como um dos principais polos de arquitetura de vanguarda e arte moderna da Europa. Aqui, é possível passar dias apenas visitando edifícios e centros culturais que se encontram, de corpo e alma, no século 21. E atravessar noites em bares e discotecas que funcionam, a pleno vapor, até o sol nascer.
E não se deve esquecer de um detalhe: Lisboa não perdeu sua posição estratégica. A cidade está situada no extremo ocidental da Europa, o que faz dela um ponto de partida perfeito para viajantes que almejam desbravar o continente. Começar uma jornada pela terra dos grandes navegadores pode ser, sem dúvida, um sinal de belas aventuras.

Fátima, UM LUGAR ABENÇOADO EM PORTUGAL

Em 1917, três crianças pastoras -- Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto -- testemunharam uma suposta série de aparições da Virgem Maria. Cercados inicialmente de descrença por parte da população e da própria igreja católica, fenômenos naturais ocorridos durante um dos eventos fez muitos mudarem de ideia.
Hoje a pequena cidade de Fátima, o mais importante santuário católico de Portugal, atrai anualmente cerca de 4 milhões de peregrinos. Boa parte desta grande popularidade veio da força do culto mariano, rejuvenecido no século 20, e também de sua adoração por parte do papa João Paulo II. O santo padre polonês, guardião dos três mistérios revelados pela Virgem às crianças, visitou Fátima por três vezes e beatificou duas das crianças -- os irmãos Francisco e Jacinta -- em 13 de Maio de 2000, aniversário da primeira aparição. Lúcia, prima dos outros dois pastorinhos e falecida em 2005, teve seu processo de beatificação iniciado em 2008.

O principal centro de peregrinação da cidade é a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, consagrada em 1953. Por sua ampla praça principal chegam milhares de fiéis, muitos percorrendo o caminho final de joelhos ou prostrados. Muitos fazem vigílias noturnas, rezando o terço a luz de velas, em datas comemorativas e relembrando as datas das aparições. Os dias 13, e principalmente os de maio e outubro, costumam lotar a cidade de pessoas.


A cidade de Porto, é o lugar ideal para curtir a natureza


A cidade de Porto, é a capital do Distrito do Porto, e a segunda cidade mais importante de Portugal e  sua história é muito interessante, já que foi em Porto que começou a história de Portugal.
Em Porto você vai se apaixonar pela rica cultura, pela diversidade cultural e natural da região, principalmente pela região onde estão as vinícolas às margens do Douro. É  Porto que tem a renomada  Escola de Arquitetura, de onde saíram os nomes de Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura, ambos Prêmios Pritzker. O agradável clima mediterrâneo, com temperatura que oscilam entre os 5ºC e 25º,  tornam o seu passeio mais interessante, já que não faz muito frio no inverno e o verão não é tão quente e o colorido dos prédios às margens do Rio Douro  completam o rico cenário que se descortina neste recanto português.
Porto é considerada uma cidade global principalmente pela produção de vinho. Desta cidade embelezada pelo rio que a circunda, sai o famoso Vinho do Porto, que alegra a vida dos moradores ( em torno de 300 mil ) e dos turistas que circulam por aqui, que anualmente totalizam a média de  mais de um milhão de visitantes.

Porto é  também conhecida por suas pontes; ao total são 6 pontes bem estruturadas e algumas se tornaram cartão postal da cidade; como a ponte Luis I  ( muito semelhante à Torre Eifell em sua estrutura ) que é um dos ícones turísticos na cidade, de onde se tem uma vista muito linda de Porto, e o que tem de melhor é que a ponte permite o trânsito de Metrô e automóvel na parte baixa.
A Ponte Luis I liga o centro da cidade de Porto à Vila Nova de Gaia (distrito de Porto pertencente à grande área metropolitana do Porto). Nas proximidades da ponte tem excelentes lojinhas para suas compras como também agradáveis restaurantes e bares. Além da ponte Luis I a cidade tem mais 5 pontes, todas bem projetadas e por onde passam trens, automóveis e metrôs.  Árrabida é a última ponte sobre o Rio Douro, antes do Oceano Atlântico.

Em Porto há também uma enorme quantidade de prédios lindíssimos de arquitetura contemporânea e antiga, motivo pelo qual foi tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial da humanidade; porém a modernidade convive em harmonia com a parte histórica e em Porto também se encontra prédios de arquitetura arrojada, como é o caso da Casa da Música. Em Porto é possível rever a história passada sem se desligar do presente.

Em Porto há diversidade de transporte, desde funiculares sob trilhos até o Metrô mais moderno, que soma 70km de linha. Na área central a linha é subterrânea. Quem chega à cidade pelo Aeroporto Internacional tem a comodidade de ir de metrô até o centro da cidade, ou optar pelo ônibus ou táxi; mas a melhor opção é o Metrô que passa por quase todos os pontos mais destacados em Porto.
Apesar de ter um bom número de pontos turísticos, é possível conhecê-la em apenas um dia. Da Zona Ribeira partem barcos a todo instante para os passeios pelo Douro. Algumas Ruas de Porto  são estreitas, porém o trânsito não é lento, pelo contrário, é tudo muito bem organizado na cidade. Para o turista que quiser utilizar os ônibus ( autocarros), é necessário adquirir o cartão Andante ocasional e depois ir validando nos 800 pontos de recarga que estão espalhados pela cidade.

Funicular vai do centro aos arredores da cidade, e um dos mais utilizados é o da Praça da Batalha, que vai até a Zona Ribeira. Também tem a opção de transporte pelos bondinhos antigos e os modernos ônibus que circulam pelo centro da cidade.A região do Porto é o cruzamento de todas as ligações ferroviárias entre o Norte e Sul do país e a partida/chegada das ligações entre o litoral norte e o interior norte de Portuga. Este imponente prédio abaixo, é o da Estação de São Bento, com o átrio todo decorado com azulejos é a principal estação de metrô do Porto.

Mas a cidade de Porto não chama atenção somente pela riqueza arquitetônica dos  prédios históricos e os moderníssimos edifícios de suas ruas,  e A paisagem exuberante margeada noDouro, especialmente na região produtora do vinho, foi trabalhada pelos cultivadores durante séculos e hoje é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. Para conhecer as Caves do Vinho dá pra se escolher entre o carro, barco, comboio ou helicóptero. De todos estes transportes se pode contemplar as magníficas molduras que se formam nestes locais que foram durante anos trabalhadas pela mão de obra na plantação dos vinhedos; e nas margens da Zona Ribeirinha próximas ao centro, o Douro está cheio de bodegas que servem vinhos da melhor qualidade.
Do outro lado da Ponte Luis I está a Vila Nova de Gaia, uma pequena cidade da que faz parte do Distrito de Porto. Na vila de Gaia é onde se localizam as caves que produzem o vinho que torna a cidade mais conhecida mundialmente. Visitar as Caves de vinho é um dos roteiros que não pode faltar em seu passeio. Conhecer todo o processo de fabricação do vinho através de um guia é muito interessante e ao final do passeio ainda se tem o direito de degustar o saboroso Vinho do Porto. Abaixo está a foto de uma das Caves que produzem o vinho do Porto.

Pra quem gosta de explorar a arquitetura contemporânea e da idade Média, aqui é o local ideal, visto que em toda a parte a cidade oferece um bom número de prédios históricos.
O patrimônio arquitetônico da cidade de Porto é representado principalmente pelas igrejas, porém há outros como o Palácio da Bolsa, ou a Torre dos clérigos, sem falar no casario com fachadas originais.

Igrejas

Todas as igrejas de Porto são da idade Média e da época Renascentista, com uma magnífica arquitetura, que encanta a quem olhar e para os interessados em arte, são o local ideal para conferir as composições artísticas dos escultores no interior das igrejas de Porto.
A Catedral da Sé é a principal igreja, em estilo  gótico e românico,  toda ornada com belas talhas, pinturas, esculturas e tesouros de arte sacra. Concluída no século XIII, a Catedral da Sé sofreu alterações ao longo dos séculos, mas que contribuíram para que se tornasse um monumento fascinante. Sua localização privilegiada bem no topo do morro Pena Ventosa, no coração do centro histórico; é visita imperdível para quem vai à Porto.

Coimbra um sonho de viagem



Coimbra berço do amor de D.Pedro e Inês de Castro, capital do Distrito de Coimbra, localizada no Centro de Portugal é a principal cidade da região, situada nas proximidades do Rio Mondego, tem cerca de 140.000 habitantes nas freguesias do seu concelho. Uma música que descreve Coimbra e que para mim é o Hino da Cidade, é a famosa música ‘Coimbra é uma lição’ de  autoria de José Ferrão e Raul Galhardo. Os versos falam por si…

Coimbra do Choupal,
Ainda és capital
Do amor em Portugal…
….Coimbra, onde uma vez,
Com lágrimas se fez
A história dessa Inês…
…Coimbra é uma lição
De sonho e tradição ….


Coimbra tem  319,4 km² de área, e é dividida em 31 freguesias.Cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, é também sede de umas das Universidades mais antigas e mais famosas do mundo a Universidade de Coimbra.
Tal como todo o resto de Portugal, lá também o fado embala os turistas, mas é um pouco diferente do fado conhecido em Lisboa. O fado de Coimbra está  ligado às tradições académicas da Universidade  de Coimbra e caracteriza-se por uma guitarra com  estrutura e configuração própria. Sendo exclusivamente cantado por homens e tanto os cantores como os músicos usam o traje académico: calças e batina pretas, cobertas por capa de fazenda de lã igualmente preta.
Canta-se à noite, quase às escuras, em praças ou ruas da cidade. Os locais mais típicos são as escadarias do Mosteiro de Santa Cruz e da Sé Velha. Coimbra é uma cidade romântica, tendo conhecido nos amores proibidos do rei Dom Pedro e Dona Inês um dos seus episódios mais marcantes.

Há muitos percursos turísticos na cidade como os Passeios de barco no Rio Mondego, ou o percurso que explora a vida e obra de Lúcia de Jesus, a visita guiada pela mata do Choupal, os passeios pelo Jardim Botânico, viagem panorâmica num autocarro aberto de dois pisos, roteiro Torguiano, visitas Guiadas sob a temática da Rainha Santa Isabel, ou Visitas Guiadas sob a temática de Santo António.

Visite esses e outros lugares com a FC Turismo!


Editado por: Victor S.Alves.