Descubra Santiago - Chile


Santiago é uma dessas metrópoles maravilhosas onde quanto mais você procura, mais você acha. O bairro de Bellavista é repleto de cafés e discotecas animadas, as coleções de arte do Parque Florestal vão do pré-colombiano ao contemporâneo, e a arquitetura diversificada começa na Igreja de São Francisco, do século XVI, e termina nos arrojados prédios de escritórios espelhados. Compre dos locais no shopping Panoramico e presenteie seu paladar com refeições inesquecíveis do acolhedor cardápio chileno.

Cerro Santa Lucía

A colina onde Santiago foi fundada abriga uma fonte em estilo neoclássico
Você não precisa escalar as Cordilheiras dos Andes para ver Santiago lá de cima. Do alto das colinas, se tem uma vista panorâmica da cidade. Para chegar ao topo é preciso encarar quase 300 degraus. Mas o esforço compensa: as gigantescas montanhas parecem estar bem pertinho. Do alto se vê os antigos prédios históricos disputando espaço com arranha-céus espelhados.
Pelo caminho, estátuas, chafarizes e canhões, já que foi aqui que o conquistador espanhol Pedro de Valdivia fundou Santiago, em 1541. Não deixe de fazer um pedido e jogar uma moedinha na fonte em estilo neoclássico, que lembra a romana Fontana di Trevi.

Palácio La Moneda

Troca de guardas em frente ao Palácio de La Moneda
Com bela arquitetura neoclássica, o palácio é parada obrigatória aos turistas. Mas a melhor hora para visita-lo é às 10 horas da manhã, onde dia sim, dia não, ocorre a troca dos guardas na Plaza de la Constitución, em frente à porta principal do palácio. Durante meia hora, uma banda militar acompanha os movimentos rígidos e passadas largas dos “carabineros”, elegantemente vestidos.
O palácio começou a ser construído em 1786 para abrigar a fábrica de moedas do país, daí o nome. Em 1846, se tornou a sede do governo chileno. O prédio ainda guarda resquícios do golpe militar de 1973, que causou a morte do presidente Salvador Allende. Nos seus subterrâneos abriga um centro cultural que merece uma visita.

Mercado Central

Nos restaurantes, prove o congrio, peixe do Oceano Pacífico
O Mercado Central pode ser um bom ponto de partida para provar a culinária chilena – e também fazer algumas comprinhas. Nas barracas de frutas, o colorido de cerejas, uvas e pomelos. Mas o forte são os peixes e frutos do mar. E a variedade é imensa: salmões, ostras, machas, ouriços, mexilhões e centollas, um gigantesco caranguejo das águas geladas Pacífico.
Enquanto caminha pelos corredores, com certeza você será abordado por algum garçom dos restaurantes, que vai querer puxar papo em português e insistentemente levá-lo até uma mesa. Um dos mais tradicionais é o Donde Augusto. Peça o congrio, típico peixe chileno, servido frito ou grelhado.

Valparaíso e Viña del Mar


Valparaíso e Viña del Mar formam a parte litorânea mais famosa do Chile. Banhadas pelo Oceano Pacífico, as duas cidades estão pertinho da capital Santiago, a cerca de 130 km.
alparaíso, conhecida como Valpo, surpreende pelos seus morros, arquitetura, história e gastronomia. Viña del Mar, conhecida como Ciudad Jardin, se destaca pelas praias, jardins e casas de veraneio.


Caminhe por ruas e transporte-se para a idade de ouro do século passado. Os numerosos castelos e mansões antigas de famílias ricas que adornam a cidade, agora estão convertidos em museus elegantes ou centros de diversão. Entre eles, o glamoroso Casino Municipal é uma atração noturna imperdível.
Viva a sua intensa vida cultural e artística, com uma ampla variedade de shows e eventos musicais de longa história e prestígio. Seu ícone, o Festival da Canção de Viña del Mar, realizado todos os anos em fevereiro, é panorama obrigado para amantes de música.


Vinícola Undurraga


 A charmosa vinícola Undurraga fica na cidade de Talagante – Valle del Maipo, 34 km de Santiago. Ideal para quem quer conhecer uma vinícola com paisagem deslumbrante, pertinho de Santiago.
A vinícola é bem charmosa e a paisagem maravilhosa. O tour dura cerca de 1h15, começa com uma caminhada pelos vinhedos, o guia conta um pouco da história, a forma de plantio das uvas e mostra o jardim com os tipos de uvas.


Casas de Pablo Neruda


Casas de artistas e personalidades estão entre meus museus favoritos: misturam história, arte e fofoca em proporções ideais. O acervo costuma ser divertido, com o valor afetivo se impondo sobre o valor artístico. São acessíveis até para quem não conhece a vida ou a obra do dono da casa (e servem de estímulo para ir atrás delas). Isso explica por que as três casas de Pablo Neruda, transformadas em museus, estejam entre os pontos mais visitados do Chile.


Maior poeta chileno (Prêmio Nobel de Literatura em 1971), Neruda usava suas casas como uma forma de expressão artística. Todas as três foram buriladas como um poema nunca dado por terminado. Pode-se pensar nas casas também como personagens, já que cada uma tem uma personalidade peculiar



Gostou? Então o que está esperando!? Vamos para o Santiago com a FC Turismo!



Editado por Victor S.Alves